Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mitos de Origem

O LaPop dançando Só Pra uma Banda

em 2005, eu conheci o Baiadô e desde então me envolvi como nunca com cultura popular brasileira, em suas misturas de dança, educação e brincadeira. todos os pilares da tríade acadêmica serviram de suporte: ensino, pesquisa e extensão. mas não foram os únicos, afinal celebração, veneração, vadiagem, criação e experimentação foram constantes neste projeto.

2010-2012: um grande hiato. a pura vivência nas brincadeiras de estar numa cidade que era um caldeirão de acontecimentos culturais: Recife. e a saudade do trabalho que por tantos sábados havia se estendido.

2º semestre de 2012: heis que a vontade se consolida em grupo. nasce o LaPop. alegria geral. tudo se desenvolve e se percorre suave, potente, firme. se estende, se contorce. o grupo é fantástico. a resposta é inesperada. alegria. alegria geral, vale repetir.

e então, a primeira... não! as duas primeiras apresentações do grupo. em sequência, uma dificuldade. um aperto. uma a-fli-ção! um sucesso. que delícia. que encontro! muitos sorrisos e muitas promessas de continuar a brincadeira.

aos poucos a gente se reinventa e reinventa o nosso povo. recriando a nós mesmos, parindo novas ideias a partir das raízes da nossa cultura e da cultura do outro, dos outros, das outras. com um sotaque que salta de cada uma das gargantas e pés que compõem nossas cirandas. é nosso e é universal. vem de um desejo radical.

estamos felizes. e aguardamos por sábado. mais uma pérola para o colar.

... victor gargiulo.

Nenhum comentário:

Google+